Notícias

Cornélio Procópio vai receber cônsul britânico para comemorar os 90 anos da visita do Príncipe de Gales ao município


Brasil Net

O cônsul britânico no Paraná participará de duas atividades comemorativas no município

Foto: Divulgação
Adam Paul Patterson, cônsul britânico

Há exatos 90 anos, o município de Cornélio Procópio recebia uma visita que iria permanecer como a mais importante da sua história: a do Príncipe de Gales, uma das mais ilustres figuras da realeza britânica, em 1931.

E, para comemorar a data, estará no município o cônsul britânico no Paraná, Adam Paul Patterson.

A visita dele será no próximo dia 24.

Ele será recebido pelo prefeito Amin Hannouche e pela vice-prefeita Angélica Olchaneski. Em seguida ele participará de solenidade festiva com diversas atividades.  Uma delas terá como ponto de referência as escadarias que dividem o hall da antiga estação ferroviária do município com a Avenida Marechal Deodoro da Fonseca.

De acordo com a programação montada pela Secretaria Municipal de Cultura, a primeira solenidade será às 11h, com descerramento de placas comemorativas. No período da tarde, o cônsul participa de outro ato no Centro Cultural Galdino de Almeida (área central), em cerimônia programada para às 14h30.

As escadarias da antiga estação ferroviária foram o principal ponto de referência de homenagem ao importante membro da família real britânica. Na época, o príncipe Edward era preparado para assumir o trono do Reino Unido mas acabou cedendo o trono para seu irmão, o príncipe Albert, pai da Rainha Elizabeth II.

A breve visita também ficou marcada como o maior acontecimento social da história do município.

 Os príncipes estavam no Brasil em viagem oficial e a vinda ao norte do Paraná deveu-se a interesses comerciais, pois eram acionistas de uma multinacional de nome “Brazil Plantation”. 

Cornélio Procópio era o pequeno povoado em que os trilhos da Companhia Ferroviária São Paulo- Paraná haviam chegado em dezembro de 1930.

CN INSTITUCIONAL


Fonte: Redação CN Notícias, com texto do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Cornélio Procópio