Notícias

Cornélio Procópio abre o programa de castração de cães e gatos em parceria com o Governo do Estado


Brasil Net

Promovido pelo Governo do Estado o programa é desenvolvido no município pelo CERCEG

Foto: Comunicação/Prefeitura
A ação é gratuita e prevê a castração de mais de 230 animais de pequeno porte

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná) foi oficialmente lançado na manhã da última sexta-feira em Cornélio Procópio e prevê a castração de 231 animais. 

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (SEDEST), é desenvolvido no município pelo CERCEG – Centro de Recuperação de Cães e Gatos.

O lançamento programa, realizado do município de forma inédita, aconteceu na sede da unidade, localizada nas proximidades do Conjunto Residencial José Benedito Catarino, com a presença da diretora geral da SEDEST, Fabiana Campos.

“É um projeto que idealizamos em 2019 quando chegamos à secretaria. Entendemos que, quando a gente controla a saúde dos animais, controlamos também a saúde dos humanos e do ambiente”, disse a diretora em sua saudação.

Falou também da providência que está sendo tomada contra maus tratos a animais e anunciou que sua pasta está estabelecendo – através de pedido direto do prefeito Amin Hannouche – uma parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, no sentido de coibir essa prática.

Disse ainda que o convênio já foi assinado entre a SEDEST, a Secretaria Estadual de Segurança e a prefeitura para a criação de um centro específico para esse fim.

O prefeito Amin Hannouche também falou e classificou o momento como dos mais importantes para a comunidade.

“Momento muito importante que devemos compartilhar principalmente com as famílias que aqui vieram e trouxeram seus animaizinhos para serem castradas. Este é um espaço que cresce a cada dia e temos nos empenhado para melhorar ainda mais a sua estrutura”, disse Hannouche.

Em sua fala, o prefeito lembrou que a unidade foi criada graças a um projeto de autoria do filho, vereador Rafael Alcântara Hannouche, aprovado na Câmara e que, por problemas de saúde, não participou do evento.

“Embora ausente, pediu-me que retransmitisse a sua alegria de ter, ao lado do Rafael Haddad, contribuído para criar, ampliar e melhorar a estrutura desse espaço e é o que temos feito a cada dia”, complementou.

A solenidade contou também com a participação da vice-prefeita e secretária de Saúde, Angélica Olchaneski, médica-veterinária Girlene Jacob, coordenadora técnica do CastraPet-Pr; Ademir Zacarias, diretor do Hospital Veterinário da UENP; médico-veterinário e biólogo, Rafael Haddad, secretário municipal da Mulher, Criança, Adolescente, Jovem e Idoso; e Silmara Santos, coordenadora do CERCEG.

As cirurgias atendem somente animais cadastrados e vão até o dia 24.

CN INSTITUCIONAL


Fonte: Redação CN Notícias, com texto do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Cornélio Procópio